6.03.2009

Dizer que não aos clientes..

É impressão minha ou isto não passa apenas de uma utopia?

Instead of seeking clients we will selectively and respectfully pursue ‘perfect fits’ – those targeted organizations that we can best help. We will say ‘no’ early and often, weeding out those that would be better served by others and those that cannot afford us. By using ‘no’ we will give power and credibility to our ‘yes’.
In The Win Without Pitching Manifesto

Alguma vez nós ( quando digo nós digo empresas/agências/whatever ) poderemos dizer que não a um cliente?

Percebo o ponto que eles tentam passar, sem dúvida nenhuma.. mas até passar a dizer não a um potencial cliente vai uma distância muito grande..

6 comentários:

  1. acho difícil atingir o ponto em q se pode dizer não a 1 cliente... acredito q é possível mas só se fôr por 1 agência/artista/designer... q já tenha 1 credibilidade tal q o permita. pe., talvez 1 cliente aceitasse um não de um Miró da publicidade mas de uma Luisa qq coisa, 1 não parece-me q fosse aceite c 1 'ok, então vou a outro lado'. é só a uma opinião... mas q mts vezes tenho a tentação de dizer N-Ã-O!!! tenho. podemos sempre dizer não, convém é sabermos as consequências. talvez até seja 1 consequência surpreendente pela positiva...

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  2. gostava de tentar mais vezes essas consequencias...alias aprender a dizer que nao é um objectivo que tenho na minha vida LOL.
    Mas concordo é dificil dizer que nao a um clt. varias vezes tenho dissertado com a famelga sobre esse assunto...e acabamos sempre com a mesma cocnlusao:
    Numa visao futurista e romantica da nossa area deveriamos todos dizer que nao às barbaridades do quotidiano...a verdade é que o "nao" mtas vezes vem acompanhado de um "o seu saldo nao o permite!".
    quem diz para o clt, diz para o director criativo, direcção, account, etc.

    gostava de acreditar que ainda vou voltar a ter a visao romantica desta area que tao depressa se dissipou.

    enfim...gosto destes desabafos....

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  3. Luísa, no mundo perfeito e romântico ( como diz a bolacha ), a malta dizer que não, seria algo que demonstraria qualidade em vez de mediocridade, que acho que é o que o cliente iria achar aqui em Portugal ( mas isto também já sou eu a ser pessimista ), ou que éramos demasiado importantes para eles... e todos nós já quisemos dizer bem mais que não a um cliente..

    Bolacha Maria, acho que tu és como eu, embora tenhamos perdido a visão romântica, o que nos faz sair da cama todos os dias é pensar que: "Hoje vai ser perfeito, hoje vou conseguir fazer um pedaço de código ( tu seria layout ou whatever ) que é a coisa mais linda que alguma vez fiz na minha vida", claro que chega-se ao final do dia.. e tudo isto foi mentira.. mas amanhã acordamos outra vez com a mesma vontade..

    Mas isto sou eu, que não passo de um mero sonhador.. e que tal como tu, mantenho a esperança que um dia vivamos esta visão romântica tu na área do design e eu na área da programação..

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  4. bora fazer um manifesto romantico/pastoril/futurista sobre as nossas areas :)

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  5. sim, concordo com os 2. o não deveria conduzir a qualidade. claro q sim, é para isso q trabalhamos no q gostamos. tb sou sonhadora, tenho é levado c umas doses de realismo c contas p pagar.... tds temos, não é?...
    gosto da ideia do vosso manifesto!

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